Carta Aberta do Arcebispo da Paraíba

08/07/2019 - Relativa às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

João Pessoa, 24 de junho de 2019
Natividade de São João Batista

Carta Circular aos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas,
Agentes de Pastorais, Movimentos, Serviços e Novas Comunidades

Caríssimos,

A alegria do Ressuscitado é a nossa força e a nossa esperança. Como Igreja Arquidiocesana, caminhamos em unidade com a CNBB e acolhemos com vivo entusiasmo, e renovado empenho pastoral, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Queremos viver e caminhar em sintonia pastoral e espiritual com o objetivo geral das novas diretrizes, que nos coloca diante do coração e da vida a exigência de: Evangelizar num Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus”.

Conscientes da grande diversidade de desafios humanos e pastorais que somos chamados a assumir, é também nosso desejo ousar, concretamente e com simplicidade, um caminho pastoral de uma missionariedade paciente e constante nos mais variados lugares que o Evangelho de Cristo nos pede para estar.

O Papa Francisco nos recorda que: “O mundo, em que vivemos e que somos chamados a amar e servir mesmo nas suas contradições, exige da Igreja o reforço das sinergias em todas as áreas da sua missão. O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio.”

Sabendo que Deus habita nesta terra, que é a porção de povo de Deus que vive na Arquidiocese da Paraíba, esta circular é uma chamada e um convite para juntos iniciarmos esse caminho de refletir, rezar e aprofundar as Diretrizes Gerais e os desafios que se colocam pastoralmente a cada um de nós no contexto urbano que vivemos. Por isso, recomendo a leitura e estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.

Lhe desejo um serviço pastoral fecundo, ao tempo em que coloco nas mãos da Virgem das Neves todo nosso caminho pastoral.

Fraternalmente, em Cristo,

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap