“Não temos como sonhar com um mundo mais justo se não tivermos políticas públicas que favoreçam a igualdade social”

13/03/2019 - Palavras do Arcebispo da PB durante lançamento da CF 2019

O evento de lançamento da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese da PB reuniu centenas de pessoas no Seminário da Imaculada Conceição, no Castelo Branco, na manhã desta quarta-feira (13). A professora e deputada estadual, Cida Ramos, o procurador da república, Sérgio Castro Pinto, e o coordenador da CF no Regional NE2 da CNBB, Pe Egídio de Carvalho, participaram da mesa de abertura com o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Abrindo os trabalhos da manhã, o Arcebispo reforçou a importância do tema da CF deste ano, Fraternidade e Políticas Públicas. Para Dom Delson, a discussão é necessária e urgente. “Algumas pessoas podem não compreender e se perguntar: por que a Igreja quer tratar deste tema? Deveria ser algo mais voltado ao campo espiritual... Aí eu tomo a liberdade de dizer que não existe nada mais espiritual do que políticas públicas que servem ao bem comum! A forma mais efetiva de realizar a caridade é através de políticas públicas eficientes”. Aplaudido, ele continuou: “a nossa reflexão durante esta Quaresma é de como nós, Igreja, podemos contribuir juntos aos poderes públicos na construção de políticas que atendam aos anseios da nossa população (...). Não temos como sonhar com um mundo mais justo se não tivermos políticas públicas que favoreçam a igualdade social”, concluiu.

O Pe Egídio, durante explanação do tema, afirmou que políticas públicas são as ferramentas corretas para que a sociedade viva com justiça e harmonia. “As políticas públicas são soluções específicas para as necessidades e problemas da sociedade. É preciso lembrar dos ensinamentos de Jesus, que pedia para que alimentassem aos famintos, desse água aos que tem sede, vestissem os nus e visitassem os encarcerados (...), então devemos lutar por tudo isso, fazendo ser superadas as desigualdades sociais”.

O evento contou com a presença de centenas de pessoas, entre padres, religiosos, leigos e representantes da sociedade civil. O Bispo emérito de Cajazeiras, Dom José Gonzalez e representantes de autoridades políticas também estiveram presentes. Pastorais Sociais e instituições filantrópicas apresentaram suas atividades em standes e  a orquestra do CEFEC (Centro de Formação Educativo Comunitário, localizado em Santa Rita) fez apresentações musicais.