Decreto do Arcebispo Dom Delson


 03/08/2018 - Sobre a origem da Festa das Neves e dá orientações
Decreto Nº 013/2018, de 2 de agosto de 2018 - Expõe sobre a origem da Festa das Neves e dá orientações.
 
No dia 5 de agosto celebra-se a Solenidade de Nossa Senhora das Neves. A origem dessa celebração está no ano de 363 quando vivia em Roma um ilustre descendente de nobre família romana, o qual, não possuindo herdeiros, resolveu, em combinação com a esposa, consagrar sua imensa fortuna à glória de Deus e em honra à Santíssima Virgem Maria. Na noite de 4 para 5 de agosto, ele estava pensando seriamente no assunto quando a Rainha do Céu apareceu-lhe em sonhos e lhe disse: “Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve”. Ora, nos dias 4 e 5 de agosto é a época de maior calor na Itália. Mas, no dia seguinte, devido a um estupendo milagre, o monte Esquilino estava coberto de neve. Logo depois de iniciada a construção, a basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves devido ao fenômeno climático.
 
Por coincidência, a capital paraibana foi fundada nessa data, e, portanto, Nossa Senhora das Neves é a padroeira de nosso Estado e da nossa Arquidiocese, devendo ser celebrada em grau de solenidade em todo território diocesano. Por isso, visando fomentar a devoção popular e a participação dos fieis de toda a Arquidiocese na celebração de sua Excelsa Padroeira, fica estabelecido:
 
- Todas as Paróquias celebrem o Dia de Nossa Senhora das Neves em grau de Solenidade, suprimindo, portanto, a Missa do Domingo do Tempo Comum;
- Usem-se paramentos brancos;
- Os textos a serem usados na Missa são tomados do próprio do dia e do comum de Nossa Senhora;
- As leituras serão tomadas do comum de Nossa Senhora: I Leitura Ap 21, 1-5a; Sal Jt 13, 18-19; II Leitura Rm 8, 28-30; Evangelho Lc 11, 27-28.
 
Observação: peço ainda que, sendo a Festa das Neves deste ano, Domingo, Dia do Senhor, não cancelem todas as Missas da manhã do dia 5 nem da tarde. A participação na Catedral deve ser só para os que puderem. Para a Procissão, convocamos principalmente as Paróquias da Forania Centro e todos os devotos de Nossa Senhora das Neves.
 
Com as Bênçãos e proteção de Nossa Senhora das Neves, nossa augusta Padroeira.

Dom Manoel Delson
Arcebispo da Paraíba

Contatos

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br

Mídias Sociais

Facebook Instagram

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados