Arquidiocese fará lançamento oficial da Campanha da Fraternidade

11/03/2019 - Evento acontece neste dia 13 de março

Na próxima quarta-feira, dia 13 de março, a Arquidiocese da Paraíba realiza um evento de lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, que tem como tema Fraternidade e Políticas Públicas. O evento será no Seminário Arquidiocesano da Imaculada Conceição, no bairro Castelo Branco, às 9h da manhã. Representantes da Igreja e da sociedade civil falarão sobre o tema proposto para 2019.

Durante a manhã de lançamento, a Arquidiocese apresentará os objetivos da CF 2019 e falará sobre as ações já desenvolvidas pela Igreja local na busca por direitos e leis que priorizem o bem comum e a dignidade humana. O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, estará presente, assim como a deputada Cida Ramos e o procurador da República, Sérgio Castro Pinto.

O Padre Egídio de Carvalho, coordenador Regional da CF, falará sobre o papel da Igreja como colaboradora na construção, implantação e acompanhamentos das políticas públicas. A professora e deputada Cida Ramos fará uma explanação sobre a importância das políticas públicas para a construção de uma sociedade justa. Já o procurador Sérgio de Castro Pinto falará sobre o papel do cidadão(a)e do Ministério Público na fiscalização das políticas públicas para que se façam cumprir as leis de proteção à dignidade e à vida.

O evento contará com a presença do clero da Arquidiocese e de leigos representantes das Paróquias. No Seminário Arquidiocesano, as Pastorais Sociais terão stands montados, apresentando as ações desenvolvidas pela igreja.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O lema para debates é “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”. A CF nasceu no ano de 1962 na Arquidiocese de Natal. No ano seguinte, 16 dioceses de todo o Nordeste aderiram à Campanha. Em 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou que a CF seria adotada em todo o país. Os temas são sempre voltados para as demandas sociais, visando a dignidade da pessoa e o bem comum.

No Domingo de Ramos acontece a coleta nacional da CF. O dinheiro arrecadado beneficia projetos ligados ao tema central da Campanha. É o chamado “gesto concreto” após todo o estudo e reflexão sobre a propositura da CF.

Na Arquidiocese da Paraíba a CF vem sendo estudada e debatida com as lideranças paroquiais, comunitárias e funcionários da Cúria desde o início do mês de janeiro.